domingo, 5 de dezembro de 2010

João - Capítulo 4

Se não tem a bíblia, ouça o capítulo 4:





Neste capítulo Jesus decidiu deixar a Judéia e ir para a Galiléia, com intuito de evitar conflitos com os fariseus. Para chegar a Galiléia os judeus evitavam passar por Samaria, pois consideravam os samaritanos impuros. Porém, Jesus já tinha o propósito para com os samaritanos, desejava testemunhar para os desprezados.
Então, cansado da viagem, Jesus assentou-se junto à fonte de Jacó. Percebemos através desta afirmativa que Jesus realmente se fez homem (100%), pois sentia cansaço, dores, fome e sede e não usava sua glória e seu poder (pois também é 100% Deus), mas veio para cumprir a vontade do Deus Pai. Quando a mulher samaritana se aproximou, Jesus Cristo conversou com ela sem desprezá-la, sem fazer distinção de pessoas, deixando-a surpresa com tal gesto. Jesus, então, ofereceu àquela mulher água viva, ou seja, quem o recebesse como único Senhor e Salvador teria vida eterna. Esta oferta foi feita sem cobrar nenhuma mudança de vida daquela mulher, estando Jesus disposto a recebê-la como ela estava: pecadora. Bastava que ela cresse e depois sua vida seria transformada. Mas a mulher não entendeu então, o senhor mudou o rumo da conversa de modo a mostrar-lhe sua necessidade como pecadora, pois vivia naquele momento com um homem em relacionamento adúltero.  A mulher então reconhecendo a verdade em Jesus, pois os samaritanos também acreditavam na vinda do Messias, perguntou a Jesus onde adorar ao Deus (Pai) e Jesus foi claro que Deus é Espírito e importa que o adoremos em espírito e em verdade, não importando o lugar, mas sim a sinceridade do coração. Assim, ela acreditou e anunciou a todos quantos viu e estes foram ter com Jesus. Enquanto isso, antes que os samaritanos voltassem a Jesus, seus discípulos insistiam com Jesus para que Ele se alimentasse, porém Jesus lhes disse que o verdadeiro alimento era fazer a vontade dAquele que o enviou e realizar a Sua obra, mencionando que os campos já branquejam para a ceifa, querendo dizer que os discípulos teriam a alegria de colher vidas, pois sementes já haviam sido lançadas pelos profetas do antigo testamento e por João Batista.
Quando os samaritanos se aproximaram de Jesus, então passaram a crer não pelo que a mulher havia anunciado, mas porque o ouviram e assim creram que Ele é verdadeiramente o filho de Deus e Salvador do mundo.
“Samaria, um territorio que os Judeus evitavam se possível, tornou-se o cenário de um triunfo espiritual: um poço, uma mulher, um testemunho, a colheita dos samaritanos que creram. Tanto os samaritanos quanto os judeus precisavam do corretivo de Cristo; precisavam ser substituidos pela vida do novo nascimento.” (Pastor Samuel Bernardino)
Dirigiu-se então, Jesus para Caná da Galiléia (onde realizou o 1º milagre, lembra? – capítulo 2) e ali realizou o 2º milagre dando cura ao filho de um oficial do rei (provavelmente um centurião). Porém, este milagre não foi realizado para que os curiosos vissem. Jesus realizou este milagre através da fé daquele pai desesperado, que mesmo sem ver seu filho, creu que o mesmo estava curado. E quando este retornou a sua casa teve a comprovação do milagre e foi salvo, pois sua fé não somente salvou o seu filho como o salvou e a toda a sua casa.
Assista o vídeo:
Mulher Samaritana - Ministério AME

Um comentário:

  1. Adorei a explicaçao ..sou da igreja Eleita de Deus na cidade de Vargem Grande Sp e achei bem complexo esse estudo biblico.Que Deus abençoe a todos .

    ResponderExcluir