quarta-feira, 20 de julho de 2011

João Capítulo 8

Se não tem a Bíblia, escute o capítulo 8:



Este capítulo ressalta perdão, julgamento, liberdade, discernimento para ouvir a palavra de Deus, compromisso com Jesus.
O perdão é destacado quando Jesus perdoa os pecados daquela mulher apanhada em adultério. Na verdade, aquela mulher estava errada, havia transgredido um dos mandamentos de Deus. Porém, maiores pecadores eram aqueles escribas e fariseus que não estavam interessados em que se cumprisse à lei, porque senão lhe trariam também o homem para ser apedrejado:
“Se um homem cometer adultério com uma mulher casada, com a mulher de seu próximo, o homem e a mulher adúltera serão punidos de morte.” (Lv.20:10)
Sendo assim, queriam fazer com que o filho de Deus, cometesse um erro para acusá-lo. Se Jesus dissesse que não a apedrejassem, estaria indo contra as leis de Moisés, por outro lado se mandasse que a apedrejassem estaria indo contra os preceitos da lei, que é o amor. Mas Deus é Deus e Jesus (100% homem e 100% Deus) conhecia a intenção no coração daqueles homens. Mesmo assim, Jesus mostra tranqüilidade diante de uma situação conturbada, quando permanece escrevendo na terra, Ele sabia que entre todos havia apenas um coração que clamava por socorro: o coração daquela mulher e com poucas e sábias palavras conseguiu com que todos se retirassem e não a apedrejassem:
“Como eles insistissem, ergueu-se e disse-lhes: Quem de vós estiver sem pecado, seja o primeiro a lhe atirar uma pedra.” (v.7)
Ninguém poderia condená-la, pois todos tinham seus pecados, e para Deus pecado é pecado, não tem maior nem menor. Então Jesus perdoa os pecados daquela mulher, dando uma nova chance de vida e lhe adverte: não peques mais.
“Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério.
 Eu, porém, vos digo: todo aquele que lançar um olhar de cobiça para uma mulher, já adulterou com ela em seu coração.”
(Mt 5:27-28)
Na verdade, essa mulher adúltera representa a todos aqueles que estão distantes de Jesus e ainda não tiveram um encontro sincero com Ele. Queridos, somente conquistamos o coração de Deus, quando nos arrependemos com sinceridade e não há arrependimento real se continuarmos cometendo os mesmos erros do passado. O verdadeiro arrependido, confessa e deixa seus pecados. Somos humanos e muito dificilmente não cometeremos pecados, mas isso não nos dá o direito de continuarmos pecando. Quando aceitamos Jesus como nosso único Senhor e Salvador, mesmo que erremos somos o tempo todo incomodados pelo Espírito Santo de Deus, e Ele nos convence do pecado, da justiça e do juízo, de tal forma que conseguimos discernir o certo do errado e ao reconhecermos nossos erros, precisamos não somente pedir perdão, mas nos comprometermos com arrependimento real, para não cometermos de novo os mesmos pecados. E mesmo que venhamos a cair, Deus é fiel e justo para nos levantar novamente, se houver sinceridade em nossos corações. O importante é nunca desistir de dobrar os joelhos diante de Deus e buscar a Sua ajuda, pois sozinhos somos incapazes de seguir os caminhos de Jesus. Devemos reconhecer que somos totalmente dependente dEle e de seu amor e misericórdia.
Jesus também nos fala sobre o julgamento. Este não compete aos homens, pois nem mesmo Ele veio para nos julgar, apesar de que somente Ele o pode fazer, porque conhece os corações. Enquanto estivermos no período da graça, Ele não nos julgará, mas haverá o dia em que virá para julgar vivos e mortos. Por isso, temos que decidir hoje, já, o que queremos vida ou morte? Desta forma, Jesus nos oferece a verdade e através dela a liberdade, pois o homem que ainda não se voltou a Deus é escravo do pecado.
“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus, e se vós não as ouvis é porque não sois de Deus.” (v.47)
Somente quem ouvi a palavra de Deus e a aceita como verdade para sua vida, é de Deus. Se você tem ouvido a palavra dEle, parabéns! Você é bem aventurado. Porém, caso você pense que não sabe ouvir a Deus, ou está se sentindo sozinho, saiba que se você está lendo estes comentários é porque Deus está lutando por você, para que você aprenda a ouvi-lo. E ouvi-lo não se limita a ouvir uma voz, mas a buscar sua Palavra (Bíblia) e praticar o que ela nos ensina.
“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá jamais a morte.” (v.51)
Jesus busca por pessoas que querem compromisso com Ele, e Ele sabe se em seu coração você almeja isso. Tenho uma imensa alegria em poder testemunhar através das palavras de Jesus, que estou neste mundo, mas não sou deste mundo, sou de Deus.
Louvado seja o nome de nosso Senhor Jesus Cristo!






7 comentários:

  1. SOU GRATO A DEUS PELA VIDA DO ESCRITOR QUE EDITOU ESTAS PALAVRAS CREIO QUE ESSE TEXTO FOI INSPIRADO PELO ESPIRITO SANTO DE DEUS POIS EU ME ENCONTRARA NA TAL SITUAÇAÕ AGORA DEPOIS DE LER E REFLETIR SOBRE O MESMO;JA ME SINTO BEM DIFERENTE DE 5 MINUTOS ATRAS POSSO SENTIR QUE DEUS ME AMA E QUE ELE NAÕ DESISTIU DE MIM E DE NENHUM DE NOS A PAZ DO SENHOR JESUS (pAI DA VITORIA) dANIEL

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Daniel, eu agradeço a Deus, por me usar para levar a palavra dEle aos corações aflitos. Deus jamais desistirá de você... Continue buscando por Ele, com toda sinceridade do seu coração e terá uma experiência pessoal com Ele. Deus continue te abençoando... Lêda Raquel

      Excluir
  2. esse estudos são otimos!!!! agradeço a DEUS!!!

    ResponderExcluir
  3. muito bom esse estudo Jesus nos ensina que devemos ser mais amáveis uns com os outros e não sair julgando, pois Ele veio ao mundo por causa do mais vil pecador e veio nos trazer a verdade a sua Palavra é a verdade.

    ResponderExcluir
  4. a palavra de Deus é linda !

    ResponderExcluir
  5. paz seja convosco.eu estava sem sono e buscava em deus uma palavra e encontrei este estudo abençoado que eu aprendi muito e senti Deus falando comigo.nós temos que ser imitadores de cristo.perdoando sempre os que nós tenha o fendidos.Deus continua abençoando o escritor desse esboço

    ResponderExcluir